Técnico em Administração

O que o aluno estuda

Estuda o mercado alvo e o comportamento do consumidor e suas tendências; monitora os concorrentes, as ameaças e as oportunidades no segmento de atuação da organização. Aprende sobre desenvolvimento e alinhamento de ofertas de produtos e serviços da empresa às mudanças constantes, às necessidades e aos desejos do consumidor.

O que o profissional faz

Colabora com o desenvolvimento de novos produtos e serviços. Auxilia na construção de estratégias de diferenciação e posicionamento da marca baseadas em produtos, políticas de preços, distribuição e promoção, criando vantagem competitiva, valor aos consumidores e lucro para os acionistas.

É o profissional que apresenta um perfil empreendedor externo e, por atuar na área mercadológica, caracteriza-se por demonstrar interesse na abertura de novos negócios, além da organização e melhoria de processos comerciais. Analisa cenários, oportunidades de mercado, percebe tendências e explora novos nichos. Desenvolve planos de marketing, contemplando diretrizes estratégicas empresariais e aplica técnicas de captação de recursos para novos negócios.

Onde trabalhar

No departamento de Marketing em empresas de qualquer setor, comércios, ONGs e agências de comunicação ou publicidade.

Detalhes do curso

Unidade: Sede
Coordenador: Thais Simeoni Pirez
Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios
Período: Manhã - Parcial
Duração: 3 anos

Matriz curricular

Matriz curricular corresponde às disciplinas que o aluno aprende durante o curso

Área de Conhecimento
Linguagens e suas Tecnologias
Componentes Curriculares
Língua Portuguesa
Língua Inglesa
Arte
Educação Física
Área de Conhecimento
Matemática e suas Tecnologias
Componentes Curriculares
Matemática
Área de Conhecimento
Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Componentes Curriculares
Física
Química
Biologia
Área de Conhecimento
Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Componentes Curriculares
História
Geografia
Formação Técnica e Profissional
Aplicativos Informatizados Prática
Introdução ao Marketing e Comunicação Integrada
Pesquisa de Mercado e Comportamento do Consumidor
Projeto Integrador I e II

Área de Conhecimento
Linguagens e suas Tecnologias
Componentes Curriculares
Língua Portuguesa
Língua Inglesa
Educação Física
Área de Conhecimento
Matemática e suas Tecnologias
Componentes Curriculares
Matemática
Área de Conhecimento
Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Componentes Curriculares
Física
Química
Biologia
Área de Conhecimento
Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Componentes Curriculares
História
Geografia
Filosofia
Formação Técnica e Profissional
Projeto Integrador II
Estratégias de Marketing e Modelos de Negócios
Ética e Cidadania Organizacional
Informática Aplicada ao Marketing
Promoção de Vendas e Merchandising
Administração Financeira Aplicada ao Marketing

Área de Conhecimento
Linguagens e suas Tecnologias
Componentes Curriculares
Língua Portuguesa
Língua Inglesa
Área de Conhecimento
Matemática e suas Tecnologias
Componentes Curriculares
Matemática
Área de Conhecimento
Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Componentes Curriculares
Sociologia
Formação Técnica e Profissional
Canais de Distribuição
Legislação de Mercado
Marketing de Relacionamento
Marketing Digital e E-Commerce
Marketing Institucional
Planejamento e Desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Marketing
Plano de Marketing

Depoimentos de ex-alunos

Confira o que dizem os nossos ex-alunos sobre nossa Escola

ex-aluna-hellen

O curso Técnico da Etec fez com que eu me desafiasse cada vez mais, superar algumas dificuldades que tinha e potencializar habilidades que nem eu mesma sabia que existiam. Tenho um Técnico em Informática para Web e um Técnico em Marketing pela Etec.

E só tenho a agradecer por tudo, principalmente pelas pessoas que conheci, o conhecimento que adquiri, a comunicação que desenvolvi e além de me preparar para o mercado de trabalho, ainda me encaminhou para oportunidades de estágio. E uma coisa eu digo, a experiência ganha em um estágio é inexplicável.

Esse mix, que é a Etec, faz com que cada um se desenvolva dentro de suas limitações, abrindo uma ampla rede de oportunidades para quem ousa acreditar.

Hellen Vieira dos Santos

Ex-aluna do Técnico em Marketing