Técnico em Administração

O que o aluno estuda

No curso de administração, o aluno estuda sobre evolução e técnicas de gerenciamento de processos, produção e de pessoas, posicionamento mercadológico e desenvolvimento regional, diferenciação de modelos de negócios para diferentes segmentos de mercado, orçamentos, elaboração de preço de venda, gerenciamento da cadeia de suprimentos e sistemas de logística, rotinas administrativas e de departamento pessoal como um todo, elaboração de plano estratégico empresarial (tanto no início de uma empresa quanto em seu pleno funcionamento), conhecimento em planejamento de marketing empresarial e tudo sobre legislação empresarial, bem como registros de empresas e questões legais de funcionamento.

O que o profissional faz

É o profissional que participa da gestão dos recursos mercadológicos, humanos, financeiros, materiais e produtivos. Executa rotinas administrativas, controla materiais, acompanha níveis de eficiência e produtividade e presta atendimento a clientes. Trabalha em equipe, otimiza recursos, propõe inovações e adota postura ética na condução das relações e atividades.

Onde trabalhar

Escritórios de contabilidade, escritorios de administração, atendimento ao cliente, departamentos administrativos, departamento e/ou empresas de logística, setor gerencial de empresas, organizações geradoras de crédito, financeiras, bancos, departamento pessoal, auxiliar em recursos humanos, dando suporte ao setor ou em empresa de marketing, almoxarifados, liderança de setores, atuar como encarregado de departamentos, setor de produção e/ou prestação de serviços e assistente de documentação da administração pública.

Detalhes do curso

Unidade: Euclides da Cunha Paulista
Coordenador: Flávia Camila C. da Silva Mente
Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios
Período: Noturno
Duração: 3 semestres

Matriz curricular

Matriz curricular corresponde às disciplinas que o aluno aprende durante o curso

I.1 – Linguagem, Trabalho e Tecnologia
I.2 – Planejamento Empresarial
I.3 – Planejamento e Organização de Rotinas Administrativas
I.4 – Estudos e Desenvolvimento das Ações de Marketing
I.5 – Cálculos Financeiros e Estatísticos
I.6 – Ética e Cidadania Organizacional
I.7 – Aplicativos Informatizados
I.8 – Estudos de Economia e Mercado
I.9 – Planejamento e Organização de Rotinas de Departamento Pessoal

II.1 – Planejamento de Marketing Institucional
II.2 – Legislação Empresarial
II.3 – Administração de Recursos Humanos
II.4 –Custos, Processos e Operações Contábeis
II.5 – Planejamento dos Processos Comerciais
II.6 – Desenvolvimento de Modelos de Negócios
II.7 – Planejamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em ADMINISTRAÇÃO

III.1 – Administração Financeira e Orçamentária
III.2 – Processos Logísticos Empresariais
III.3 – Administração da Produção e Serviços
III.4 – Tecnologia da Informação aplicada à Administração
III.5 – Estudos da Administração Pública
III.6 – Estudos de Comércio Internacional
III.7 – Inglês Instrumental
III.8 – Desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em ADMINISTRAÇÃO